Rodrigo Moura (18)

O que observar na hora de contratar um Plano de Saúde Empresarial

Na hora de contratar um Plano de Saúde é preciso estar atento há alguns pontos fundamentais, para não acabar tendo os direitos desrespeitados.

  • Na hora de contratar um Plano de Saúde, preste atenção na modalidade que vai escolher
  • Pergunte como será feito os reajustes das suas mensalidades

Clique agora no botão e baixe o Ebook completo para conhecer as principais provas para comprovar fraudes no Plano de Saúde

Na hora de contratar um Plano de Saúde, preste atenção na modalidade que vai escolher

Na hora de contratar o Plano de Saúde é preciso entender que existem 2 modalidades de Plano “Coletivo”. Veremos como cada uma funciona, para que você possa visualizar em qual caso você se encaixa.

Existe o Plano Coletivo por adesão que é  vinculado a uma pessoa jurídica contratante, que pode ser entidades de classes profissionais, associações ou sindicatos, e permitem que as pessoas vinculadas a essas entidades façam a adesão ao Plano. 

E o Plano Empresarial que é contratado por uma pessoa jurídica e pode ser utilizado pelos sócios e funcionários.

Algumas vezes o Plano Empresarial é efetivamente fornecido à uma coletividade, abrangendo todos os sócios e funcionários da empresa. Nestes casos há negociação direta entre a empresa e a operadora do plano de saúde.

O problema é que em outros casos, mesmo quando o Plano Empresarial é contratado por uma pessoa jurídica, os beneficiários se restringem ao(s) sócio(s) e seus dependentes, sendo utilizado apenas pelo núcleo familiar, caracterizando um “falso coletivo”.

Por isso, caso você tenha contratado o Plano Empresarial apenas para você e sua família pode ser que os reajustes nas suas mensalidades estejam sendo abusivos.

Leia mais: Contraiu uma dívida com o Plano de Saúde empresarial, que não consegue pagar, e agora?

Pergunte como será feito os reajustes das suas mensalidades

Quando os Planos de Saúde são Individuais, os reajustes das mensalidades são regularizados pela Agência Nacional de Saúde (ANS).

No entanto, caso você tenha feito um Plano Empresarial, não existe essa regulamentação. Isso porque, a empresa é que decide a taxa de reajuste, através de um acordo com o Plano.

Por isso, se o seu Plano é Empresarial e você não se atentou as taxas de reajuste, é possível que os aumentos em sua mensalidade estejam sendo abusivos.

É preciso entender que hoje, as grandes seguradas não trabalham mais com Planos Individuais, por isso, existe uma grande possibilidade de você ter optado por um Plano Empresarial. Por isso, fique atento aos valores dessas mensalidades.

Caso tenha qualquer dúvida, converse com um advogado especialista em direito do consumidor.

Agora se desejar conversar comigo sobre este conteúdo, basta clicar no botão abaixo.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp.svg_.webp

Compartilhar