aumentos abusivos nas mensalidades dos planos de saúde

Como identificar se existem aumentos abusivos no seu Plano de Saúde

Para identificar se existem aumentos abusivos em seu Plano de Saúde é necessário entender como é feito feito o seu contrato e também compreender os percentuais de aumentos anuais.

Caso você seja MEI, tenha contratado um Plano de Saúde Empresarial e notou um aumento maior do que esperado na mensalidade do seu plano, é preciso ficar atento, pois é possível que as suas mensalidades tenha recebido aumentos abusivos. Acompanhe essa postagem e entenda como funciona.

Nesse post você vai ver

  • Qual o problema do MEI contratar um Plano Empresarial?
  • Quando devo despertar o sinal de alerta em relação aos aumentos abusivos?

Quando devo despertar o sinal de alerta em relação aos aumentos abusivos?

Qual o problema do MEI contratar um Plano Empresarial?

O Plano de Saúde Individual é controlado pela Agência Nacional de Saúde (ANS). Dessa forma, todos os aumentos são regulamentos pela entidade. Já para os Planos de Saúde Empresariais não existe essa regulamentação.

No Plano de Saúde Empresarial entende-se que o setor jurídico da empresa firmará um acordo com o Plano de Saúde para decidir o valor dos reajustes de mensalidade.

No entanto, o MEI costuma simplesmente assinar o contrato, sem entrar em negociação quanto aos termos de reajustes. O que no futuro pode gerar os aumentos abusivos.

Leia mais: 3 Sinais de que seu Plano de Saúde realizou aumentos abusivos

Quando devo despertar o sinal de alerta em relação aos aumentos abusivos?

Normalmente o Plano de Saúde Empresarial tem mensalidades mais baixas do que o Plano de Saúde individual no momento da contratação, o que desperta o interesse do Micro Empreendedor Individual. Mas em muitos casos, logo no primeiro ano a mensalidade aumenta de forma desproporcional e fica maior comparado ao Plano Individual.

Caso o seu aumento na mensalidade tenha um valor superior comparado ao Plano Individual que você viu inicialmente, é necessário ligar o sinal de alerta. Bem como, se a sua mensalidade tiver um aumento superior comparado aquilo que você esperava.

Para ter certeza o ideal é conversar com um advogado especialista, o profissional saberá analisar o seu caso, identificar se realmente houve o abuso e identificar o melhor caminho a seguir. Em alguns casos apenas conversar com o responsável pela seguradora de saúde resolve. Já em outros casos é necessário entrar na via judicial para pedir reparação dos danos.

Clique agora no botão abaixo se desejar conversar comigo sobre o aumento abusivo na mensalidade do seu Plano de Saúde.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp.svg_.webp

Compartilhar